banner_duvidas_frequentes

 

Para aderir ao ANABBPrev, basta preencher a Proposta de Inscrição, enviar pelo correio à sede da ANABBPrev – Fundo de Pensão Multipatrocinado, no seguinte endereço: S.A.S. Quadra 06 Bloco K Sala 301 – Ed. Belvedere – Asa Sul – Brasília/DF – CEP 70.070-915. O associado também pode ligar para Central de Relacionamento da ANABBPrev e obter maiores informações 61-3317 2600.
Por meio de contribuições realizadas para o plano, acrescida de 100% da rentabilidade liquida obtida com a aplicação do dinheiro. O montante é creditado em uma conta individual, denominado Conta Participante.
Sim. No momento da adesão, o participante indica os seus beneficiários. Ele pode alterá-los a qualquer momento. Caso haja a indicação de mais de um beneficiário, o participante deve informar, por escrito, o percentual do saldo que cabe a cada um deles no rateio. Caso não informe o percentual que cabe a cada um, o saldo da conta benefício é rateado proporcionalmente entre os beneficiários indicados.
O valor da Contribuição Básica é escolhido pelo participante no momento do ingresso no plano. O valor mínimo para contribuição do plano de Aposentadoria Programada é de R$ 82,34.
O pagamento pode ser feito por débito em conta corrente ou boleto bancário. As contribuições podem ser suspensas a qualquer momento, sem cancelamento do plano ou perda de rendimentos.
O plano cobre os seguintes benefícios previdenciários: Aposentadoria Programada, Aposentadoria por Invalidez e Pensão por Morte de Participante Ativo ou Assistido.
Sim, as contribuições eventuais podem ser feitas a qualquer tempo e em qualquer valor, inclusive o participante pode gerar seus próprios boletos na área restrita do seu plano, basta solicitar um boleto bancário para pagamento ou entrar em contato com a Central de Relacionamento da ANABBPrev 61-3317 2600.
A partir da idade escolhida na sua proposta de adesão, observando o prazo mínimo de 24 (vinte e quatro) meses de vinculação ao plano.
Na ANABBPrev as contribuições e os aportes dos participantes são administrados por especialistas em investimentos, o que gera rentabilidade para o plano com baixo custo para o participante.

A justificativa é que as Entidades Fechadas de Previdência Complementar não tem fins lucrativos. A rentabilidade é distribuída integralmente entre os participantes. No caso da ANABBPrev a manutenção da Entidade é custeada pela taxa de carregamento de 2% e pela taxa de administração de 1%a.a., dentre as menores do mercado.

Não. O participante preenche a declaração pessoal de saúde e estará automaticamente coberto, após compensação da primeira contribuição.
Para cancelar o plano é necessário optar por um dos Institutos disponíveis que são: Benefício Proporcional Diferido (BPD), Portabilidade ou Resgate Total.
Instituto que faculta ao participante optar por receber em tempo futuro o benefício de renda programada calculado de acordo com as normas do plano de benefícios, após cumprida a carência de 36 meses. Dessa maneira, assim que o participante se tornar elegível para o benefício, poderá recebê-lo em forma de renda.
É o instituto que possibilita o participante migrar sua reserva de previdência, sem desconto de IR, de um plano de previdência para outro, após cumprida a carência de 36 meses de vinculação ao plano, desde que não esteja recebendo benefício da ANABBPrev.
O participante pode fazer resgate integral e investir o dinheiro em um imóvel ou em qualquer outro sonho. O prazo de carência é de 36 meses de investimento no plano. Pode fazer também resgate parcial no momento da solicitação de uma renda, isso significa que, mesmo optando por receber renda mensal, o beneficiário pode escolher resgatar parte do dinheiro (até 25%) no momento do benefício e deixar o restante como renda mensal. Há também a renda mensal por prazo determinado, em que o participante escolhe por quanto tempo quer receber os recursos (mínimo de 10 anos). Na escolha de receber por prazo indeterminado, leva-se em conta a expectativa de vida e a rentabilidade do plano.
ANABB é Patrocinadora e Instituidora da ANABBPrev Fundo de Pensão Multipatrocinado. Como Instituidora é facultado aos associados adesão ao plano e indicação proporcional de representantes para os Conselhos Deliberativo e Fiscal da Entidade. Como Patrocinadora é facultado aos colaboradores adesão ao plano de previdência, com contribuição paritária.
Não. A contratação do benefício de aposentadoria programada é obrigatória. A contratação dos benefícios de risco pode ocorrer no ingresso no plano ou em data posterior.
Sim. O participante que contribuir com até 12% da sua renda bruta anual para um plano de previdência complementar pode abater este valor na sua declaração anual de Imposto de Renda. Para isto ele deve ser contribuinte ou aposentado do INSS.