DIRETORIA EXECUTIVA

ANA LÚCIA LANDIN
Diretora Presidente
Trabalhou no BB em Cuiabá, Araçatuba e na Diretoria de Logística em Brasília. Tem graduação com MBA em Gestão Empresarial. Foi gerente na Diretoria de Saúde da Cassi, onde também foi membro titular do Conselho Fiscal e do Conselho Deliberativo. Foi vice-presidente de Relações Funcionais da ANABB e é membro do Conselho Deliberativo na atual gestão. Foi diretora Administrativa e Financeira da ANABBPrev. Certificada em Administração e Investimentos.
NILTON BRUNELLI DE AZEVEDO
Diretor Administrativo e Financeiro
Formado na USP, foi veterinário do ATNC do BB. Foi presidente da AABB SJCampos, conselheiro deliberativo da AABB Brasília, vice-presidente da FENABB-Federação das AABBs, gerente na Cassi Sede em Brasília, diretor da APABB-Associação Portadores de Deficiência e conselheiro de administração da Cooperforte. Fundou e presidiu, durante 12 anos, a BBCOP-Coop. Consumo Funcis BB em Ribeirão Preto e Região, entidade que continua distribuindo sobras. Foi VP da ANABB 2008/2011.
VALMIR MARQUES CAMILO
Diretor de Beneficios

Advogado e Jornalista. Pós-graduado em Administração de Instituições Financeiras pela FGV/SP e em Gestão de Fundos de Pensão pela The Wharton School, the University of Pennsylvania, Philadelphia USA. Foi diretor e presidente da Anabb no período de 1993 a 2010. Fundador e primeiro presidente da Anabbprev. Foi Conselheiro Deliberativo eleito da PREVI – Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil nos períodos de 1998/2002 e 2004/2008. Presidente do CA da Acesita - 1999/2002; Presidente do CA do Grupo Beto Carrero World - 2003/2005; Interventor Judicial da Bombril - 2004/2006; Conselheiro de Administração da Neoenergia 2004/2008; e Presidente do CA do Grupo Paranapanema 2004/2008.

Conselho Deliberativo

LUIZ CARLOS TEIXEIRA
Conselheiro Efetivo indicado | Vice-Presidente
Mais conhecido como Teixeira, é oriundo do BB, foi conselheiro na Previ por 16 anos e hoje é consultor empresarial, atuando somente em empresas familiares na área de governança e planejamento de sucessão.
RICARDO DE SABOYA ROCHA MIRANDA
Conselheiro Efetivo eleito | Presidente

Formado em Ciência Política pela UNB e em Direito pelo Uniceub, é profissional Certificado pelo ICSS e tem experiência na defesa de interesse frente aos tomadores de decisão do Poder Legislativo e Executivo nas esferas municipais, estadual e federal e também na advocacia contenciosa e consultiva na área de civil, empresarial, trabalhista e previdenciária. Atua no Conselho Deliberativo da ANABBPrev desde de 2012 e nas duas últimas gestões como Presidente do Conselho. Foi funcionário da ANABB por 6 anos e hoje trabalho na Ocesp (Sistema de Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo.

WILLIAM JOSÉ ALVES BENTO
Conselheiro Efetivo indicado | Secretário

Tomou posse no Banco em 1983. Formado em direito, ciências contábeis, economia, com pós-graduacão “lato sensu” em administração de empresa. Foi vice-presidente do Conselho Curador da Fundação Educacional de Araçatuba, Diretor de AABB. Foi conselheiro deliberativo eleito da Previ e dedicou o seu mandato de 2008 a 2012 a fiscalizar a atuação do Banco na entidade e denunciar na Previc as aposentadorias milionárias e o desrespeito ao teto de benefício.

DENISE MARTINS FONTELA CORRÊA
Conselheira Efetiva eleita

Graduada em Administração de Empresas e pós-graduada em Gestão de Pessoas, trabalha na ANABB desde 2006 hoje é coordenadora da área Administrativa, é conselheira Deliberativa eleita por 2 mandatos na ANABBPREV.

FERNANDA SOUZA FERNANDES
Conselheira Efetiva indicada

Bacharela em Serviço Social pela Universidade Católica de Brasília - UCB e em Administração de Sistema de Informação (TI) pela União Educacional de Brasília – UNEB.  É funcionária da ANAB há mais de 15 anos. Foi eleita Vice-Presidente da CIPA na ANABB em duas gestões.

JOSÉ ANTONIO DOS SANTOS
Conselheiro Efetivo indicado

Natural de Votorantim –SP é Professor de matemática e física em escolas de Sorocaba-SP, Trabalhou em agências do BB de São Roque-SP, Votorantim-SP e Cianorte-PR; Geral no DESED, COTEC/PROMO, DEMAS, DESIS, FUNCI (Chefe de Depto) e CASSI (Presidente) é Instrutor de RH & Marketing , Noções de Didática e DSG. Cedido para Brasil Saude (Superintendente Regional) e Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão (Diretor na Secretaria de Gestão); Atualmente é consultor e Corretor de Seguros.

MARIA DO CÉU BRITO
Conselheira Efetiva indicada

Formada em Administração de Empresas com Pós-Graduação em Gestão pela UFRN. Aposentada do Banco do Brasil desde 2008, trabalhou em Natal e em Brasilia nas Diretorias de LOGÍSTICA e de TECNOLOGIA. Exerceu o cargo de Conselheira Fiscal na CASSI, na ANABB e na ANABBPrev. Foi Conselheira Deliberativa da ANABB e atualmente está no segundo mandato do Conselho Deliberativo da ANABBPrev.

PAULO ROBERTO SALETTI COSTA
Conselheiro Efetivo indicado

Atuou em diversas agências em vários cargos nos estados de São Paulo, Bahia, Mato Grosso, Goiás e Alagoas, onde aposentou como gerente de agência em Piaçabuçu, cidade do litoral sul de Alagoas, banhada pelo “velho chico”. Graduado em administração de empresas com especialização em comércio exterior pela universidade Estácio de Sá em Maceió e cursou economia e contabilidade na USP em São Paulo, além de inúmeros cursos de formação profissional ministrados pelo desed/cefor-bb.

RONALDO ESTEVÃO DE MEDEIROS
Conselheiro Efetivo eleito

Natural de Brasília – DF, formado em Comunicação Social, funcionário da Anabb há 34 anos – Gerente de TI – Delegado Sindical por vários mandatos no Senalba-DF. Foi Conselheiro Fiscal da CoopAnabb, atual Conselheiro de Administração da Coopanabb e Conselheiro Deliberativo eleito por três mandatos na Anabbprev.

BRUNO RIBEIRO DE SOUZA
Conselheiro Suplente indicado

Formado em Direito pela UPIS, pós-graduado em Direito Processual Civil e LL.M. em Direito dos Contratos pela Faculdade Unyleya, e advogado. Ingressou na ANABB como estagiário em 2009, cuja trajetória teve início no Call Center, chegando ao cargo de Analista Sênior no Núcleo de Ações Judiciais da VIREF. Atuou no acompanhamento de ações judiciais e elaboração de processos administrativos, e atualmente é responsável pela demanda de contratos de honorários. Membro da Comissão dos Funcionários ANABB desde 2012 e Suplente de Delegado Sindical do Senalba-DF, além de ter experiência como gestor condominial.

CARLOS LUIZ TEIXEIRA RIBEIRO
Conselheiro Suplente indicado

Diretor Regional e por vários mandatos Conselheiro Deliberativo da Anabb. Atual Conselheiro de Administração da CoopAnabb. Presidente do Conselho Deliberativo e do Conselho de Administração da AABB de Belo Horizonte e Presidente do Conselho Fiscal do CESABB MG. Bacharel em Direito pela Faculdade Milton Campos e Curso de Formação para Alto Executivos do BB pela Fundação Dom Cabral em BHTE(MG). Aposentado no cargo de gerente geral em 2002.

EDUARDO FLAESCHEN
Conselheiro Suplente indicado
Graduado em Engenharia Eletrônica pela Universidade Nuno Lisboa RJ em 1980, pós graduação em Tecnologia da Informação pela ETUC – Católica de Brasília-DF, MBA em Gestão de Projetos, Trabalhou na indústria eletrônica até 1990 quando fundou a Qualidata Informática Ltda, empresa de tecnologia da informação onde exerceu o cargo de Diretor de Tecnologia e Desenvolvimento e depois Diretor Presidente. Foi Diretor Financeiro do SINFOR Sindicato da Indústria de Informática do DF por 3 mandatos e ingressou nos quadros da ANABB em 09/2012 para o cargo de Analista Master lotado no departamento de tecnologia da associação
KRAUS EMÍLIO DA FONSECA
Conselheiro Suplente eleito

Natural de Brasília - DF, Técnico em Contabilidade e formado em Sistemas de Informação. Funcionário da ANABB há 25 anos onde exerceu função de auxiliar técnico do Dieese (Subseção ANABB) e atualmente é responsável pelos cálculos Judiciais na ANABB. Delegado Sindical por vários mandatos no Senalba-DF.  Atual Delegado eleito da CoopAnabb.

MARCÍLIO JOSÉ DA SILVA FILHO
Conselheiro Suplente eleito

Formado em Ciências contábeis em 2005 pela União educacional de Brasília - UNEB e MBA em finanças na Escola de Administração de negócios – ESAD. Trabalho como contador há 24 anos na Associação Nacional do Banco do Brasil – ANABB.

RICARDO NEYDISSON BRAZ VIEIRA
Conselheiro Suplente eleito

Graduado em Administração de Empresas. Trabalha na área de Cobrança da Associação Nacional dos funcionários do Banco do Brasil - ANABB desde 2008. Antes de ingressar na ANABB, fez estágio por um ano e meio em uma Agência do Banco do Brasil.

TATIANE LOPES FERREIRA DE OLIVEIRA
Conselheira Suplente indicada

Graduada em jornalismo pela UnB com pós-graduação em marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Há 13 anos é funcionária da ANABB e atua na vice-presidência de comunicação. Integra a Comissão de Funcionários da ANABB. 

Conselho Fiscal

SAUL MÁRIO MATTEI
Conselheiro Efetivo indicado | Presidente
Aposentado do BB. É técnico em contabilidade, corretor de imóveis, advogado e perito judicial. Foi conselheiro fiscal da ANABB e participou da Diretoria de várias Entidades e Associações; ocupou cargos na Administração Pública e Integrou o Legislativo Municipal de Sarandi-RS em alguns mandatos. Pretende colocar sua experiência em favor do funcionalismo e do Banco do Brasil.
CLÁUDIO JOSÉ ZUCCO
Conselheiro Efetivo indicado | Vice Presidente
Funcionário aposentado do Banco do Brasil desde 2008, exercendo atualmente a atividade de Corretor de Imóveis e Advogado com especialização em Direito Tributário. Participação constante em diversos seminários, congressos e cursos voltados a governança corporativa, gestão previdenciária e ao direito tributário. Estou na ANABBPrev desde a sua fundação e na ANABB desde 1992, tendo exercido mandatos na Presidência do Conselho Fiscal da ANABB e outros mandatos no cargo de Secretário. Nos últimos três mandatos exerci a função de Conselheiro Deliberativo, estando atualmente na Presidência deste Conselho.
FERNANDA SAGGIN
Conselheira Efetiva eleita | Secretária

Trabalha na área contábil e financeira da Associação Nacional dos funcionários do Banco do Brasil – ANABB desde 2010. É graduada em Ciências Contábeis, e MBA em Finanças e controladoria. Foi membro titular do conselho fiscal da ANABBPrev no exercício anterior e certificada em Administração pelo ICSS.

FLÁVIA MUNHOZ MERGENER
Conselheira Suplente indicada

Formada em Letras pela UnB e em Direito pelo UniCeub, com Pós-Graduação em Gestão Pública, trabalha na Presidência da Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil – ANABB desde 2009.

GILBERTO ARAÚJO DA SILVA
Conselheiro Suplente eleito

Atualmente trabalha na área de Departamento de Pessoal da Associação Nacional dos funcionários do Banco do Brasil – ANABB desde 2014. É graduado em Ciências Contábeis, e MBA em Finanças e controladoria.

TAINÁ PINHEIRO DUARTE
Conselheira Suplente indicada
Graduada em Contabilidade pela UDF e MBA em Contabilidade Tributária e Financeira. Trabalhou durante 4 anos na ANABBPrev possuindo assim experiência na legislação aplicada a EFPC’S e tratativas com participantes. Desde 2018 trabalha como Analista na Editora Edebê que faz parte do grupo Rede Salesiana Brasil e Edebé Espanha.