ANABBPrev
  • Simulador
  • Blog
  • Transparência
  • Institucional
  • Contato
  • Acesso Participantes
7 de dezembro de 2021 por Administrador Admin ANABBPrev

Por que o planejamento previdenciário é tão importante? Entenda

Por que o planejamento previdenciário é tão importante? Entenda
7 de dezembro de 2021 por Administrador Admin ANABBPrev

O planejamento previdenciário é um estudo preliminar de quanto tempo o trabalhador ainda precisa contribuir até se aposentar. Inclusive, pode ser feito um cálculo matemático de quanto receberá no futuro com base na contribuição já realizada ou quanto precisa contribuir mensalmente para alcançar um valor desejado quando for receber o benefício.

O serviço de planejamento previdenciário funciona como um processo de organização para que a aposentadoria ocorra de forma mais tranquila, como o trabalhador espera. Afinal, os brasileiros ainda não tem ideia do quanto é burocrático esses trâmites, podendo implicar no atraso, significativo, do recebimento da sua aposentadoria.

Por isso, entenda nesta leitura os motivos de fazer um planejamento previdenciário e como realizar esse processo. Acompanhe!

Quais as vantagens de fazer o planejamento previdenciário?

É comum os brasileiros não pensarem na sua aposentadoria com antecedência, deixando para ver os documentos, valores e demais informações importantes só próximo ao período de se aposentar. Contudo, isso pode acarretar em várias dores de cabeça, seja por falta de alguma documentação ou por não receber o valor esperado.

Para evitar transtornos, acompanhe os motivos, bem como as vantagens do planejamento previdenciário.

Mais segurança e tranquilidade

Como citamos, o processo de aposentadoria é muito burocrático, por isso no planejamento previdenciário você terá as devidas orientações corretas para quando a sua hora chegar. É relevante lembrar que a aposentadoria é um direito de todo trabalhador, logo não veja apenas como um benefício pago pelo governo, pois já está previsto na economia do país.

Porém, para o seu recebimento de forma segura e tranquila, é preciso apresentar vários dados e documentos do período trabalhado. Além disso, se você exerce uma função que dá direito a aposentadoria especial, nesse planejamento previdenciário será indicado os documentos para comprová-lo no INSS e assim receber corretamente no futuro.

Possibilidade de economizar dinheiro

O trabalhador também pode receber o teto da aposentadoria, mas não necessariamente contribuir com um valor tão alto todos os meses. O planejamento previdenciário faz o cálculo e tira uma média de toda sua contribuição e do quanto falta para conseguir se aposentar com um teto do benefício.

Muitos trabalhadores, principalmente autônomos, acabam contribuindo com valores altos sem necessidade e sem garantia de que vai receber mais quando se aposentar. O mesmo vale para os assalariados, que não vão receber o mesmo salário, pois existe uma média da contribuição.

Processo de aposentadoria mais rápido

Apesar de algumas mudanças na legislação, ainda é necessário avaliar cada caso dos trabalhadores para ver quando podem se aposentar. Com o planejamento previdenciário você saberá a data correta para procurar o benefício, evitando problemas com o INSS, como trabalhar mais do que precisava ou interromper a contribuição com pedido antes do tempo.

Por exemplo, ao entrar com trâmites no INSS, a contribuição é pausada. Suponha que o processo demorou 6 meses e o pedido foi negado, você terá que trabalhar por mais 6 meses além do que faltou para compensar esse tempo parado na contribuição.

Como realizar um planejamento previdenciário?

O planejamento previdenciário pode ser feito a qualquer momento com um profissional que conheça a leis previdenciárias, mas quanto antes melhor. Entre os 30 a 35 anos já é recomendado que o trabalhador tenha esse tipo de conhecimento (tempo e valor de contribuição e os documentos). Contudo, se ainda faltar 10 ou 20 anos até se aposentar, ainda existe um tempo hábil para correr atrás do que falta.

Por isso, a previdência privada pode ser uma ótima ajuda nesse momento. Talvez você tenha algumas despesas com o planejamento previdenciário e ainda queira complementar a sua renda no futuro. Com uma previdência privada, poderá fazer todo esse processo de uma forma mais tranquila.

Gostou deste conteúdo? Então, curta a nossa página no Facebook para acompanhar mais posts como este!

Artigo anteriorVeja quais são as novas mudanças na aposentadoria do BrasilPróximo artigo Tabela SAC: o que significa e algumas das principais dúvidas respondidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Posts relacionados

Cobertura de risco: como funciona, tipos e vantagens!21 de maio de 2025
Dia do pedagogo: Inspirando Planejamentos e Futuros Sólidos20 de maio de 2025
Como pagar previdência privada? Respondemos essa e outras dúvidas!16 de maio de 2025
Aposentadoria particular: como funciona a previdência privada?13 de maio de 2025
Mães Brasileiras: Conquistando o Futuro Financeiro e Inspirando Gerações9 de maio de 2025
Quando posso resgatar previdência privada? Veja aqui!30 de abril de 2025
Fundo de renda fixa: entenda como funciona este investimento!29 de abril de 2025
Onde investir a partir de 100 reais? Veja 4 opções!25 de abril de 2025
ANABBPrev Marca Presença no Encontro Regional 202524 de abril de 2025
Como fazer a previdência privada para filhos!23 de abril de 2025

ANABBPrev Fundo de Pensão Multipatrocinado

CNPJ: 10.520.114/0001-16

Contato

SAS Quadra 06, bloco K, sala 301 - Asa Sul, Brasília - DF
(61) 3317-2600
contato@anabbprev.org.brblog.anabbprev.org.br
Seg - Sex: 9hrs- 18hrs

Ultimas publicações

Cobertura de risco: como funciona, tipos e vantagens!21 de maio de 2025
Dia do pedagogo: Inspirando Planejamentos e Futuros Sólidos20 de maio de 2025
Como pagar previdência privada? Respondemos essa e outras dúvidas!16 de maio de 2025